Jornal do Comércio >> Fepam emite licença para linha da Eletrosul

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu ontem mais uma licença ambiental viabilizando a implantação de linha de transmissão de energia do Lote A da Eletrosul Centrais Elétricas. A Licença Prévia contempla o grupo Depressão Central, que conecta a Subestação Santana do Livramento 3 à Subestação Santa Maria 3, em uma extensão de 225 quilômetros.

O segmento licenciado abrange cinco municípios – Santana do Livramento, Rosário do Sul, São Gabriel, Dilermando de Aguiar e Santa Maria – e vai contar com a instalação de 494 estruturas. Essa etapa do licenciamento determina a viabilidade do empreendimento, não permitindo ainda interferências na área.

Além da região da Depressão Central, o Lote A é formado por outros quatro empreendimentos, denominados grupos Litoral, Metropolitana e Campanha, os quais já obtiveram as Licenças Prévias e estão em fase de análise quanto à emissão das Licenças de Instalação; e Grupo Escudo, que está com documentos em análise na Fepam com vistas à Licença Prévia.

As linhas de transmissão que integram o Lote A vão permitir um reforço no sistema elétrico do Estado, interligando e aumentando a capacidade do Sistema Integrado Nacional. As tecnologias aplicadas para implantação das Linhas de Transmissão vão possibilitar o manejo seletivo na faixa de servidão, considerando a altura mínima de 12 metros dos cabos em relação ao solo, ou seja, vegetação nativa e cultivos de porte baixo serão possíveis ao longo da faixa de servidão.

O objetivo dos técnicos da Fepam é preservar e reduzir as alternativas tecnológicas construtivas no sentido de evitar ao máximo as intervenções em vegetações nativas, populações de espécies ameaçadas da flora e da fauna, e, ainda, proteger os recursos hídricos e processos erosivos nas áreas de interferência do empreendimento.

 

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/07/economia/574728-fepam-emite-licenca-para-linha-da-eletrosul.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!