Jornal do Comércio >> Temer ressaltará ‘prioridade’ das negociações Mercosul-UE, diz porta-voz

O porta-voz do presidente Michel Temer, Alexandre Parola, resumiu em declaração à imprensa, nesta quarta-feira (19), como deve ser a participação do peemedebista na 50ª Cúpula do Mercosul, que acontecerá em Mendoza, na Argentina. Parola destacou que o presidente ressaltará como uma de suas prioridades as negociações do bloco com a União Europeia.

“No que diz respeito à agenda externa do bloco, o presidente Temer ressaltará a prioridade atribuída às negociações do Mercosul com a União Europeia, negociações que se espera concluir o quanto antes. O presidente assegurará, da mesma forma, a atenção da presidência brasileira para as negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio, integrada por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein”, enfatizou Parola.

A partir do segundo semestre de 2017, o Brasil receberá a presidência do Mercosul, em um semestre que promete ser o mais importante em muitos anos, do ponto de vista econômico. Por conta disso, o porta-voz mencionou ainda o movimento de aproximação com os países da Aliança do Pacífico como um dos destaques do Brasil no encontro.

“Quanto a novas frentes negociadoras, o presidente Temer deverá mencionar o diálogo exploratório com o Canadá e com parceiros asiáticos. O presidente atribui, ainda, especial relevância ao movimento de aproximação do Mercosul com os países da Aliança do Pacífico, o que constituirá outra prioridade da presidência brasileira”, explicou.

Segundo Alexandre Parola, o presidente fará também um monitoramento atento da situação na Venezuela. “Em Mendoza, o presidente anunciará as prioridades da presidência brasileira. Enfatizará a importância de concluir-se o acordo sobre compras governamentais; a continuidade da eliminação de barreiras ao comércio entre os sócios; a harmonização de normas técnicas; e o monitoramento atento da situação na Venezuela”.

Outra questão abordada na viagem pelo presidente deverá ser o “resgate do ideário original do Mercosul”. “O presidente da República leva a Mendoza o firme compromisso do Brasil com o resgate do ideário original do Mercosul: vocação para a integração econômico-comercial e para o fortalecimento da democracia e da defesa e promoção dos direitos humanos na região”. Temer embarca para a Argentina na tarde desta quinta-feira (20), e só retorna ao País na sexta-feira (21).

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/07/economia/574803-temer-ressaltara-prioridade-das-negociacoes-mercosul-ue-diz-porta-voz.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!