Valor >> Ilan: Após 2 anos de recessão, dados indicam estabilização econômica

BRASÍLIA  –  Após dois anos de recessão, dados recentes confirmam o cenário de estabilização da economia. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (3) pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn.

“E há perspectivas de retomada gradual da atividade econômica. Evidências sobre a recuperação e o seu ritmo poderão ficar mais claras ao longo dos próximos meses, mas já há sinais recentes”, disse em evento em São Paulo.

Segundo o presidente do BC, nos últimos tempos o aumento de incerteza percebida pelos agentes econômicos impactou negativamente os índices de confiança. “Entretanto, a informação disponível sugere que o impacto da queda de confiança na atividade tem sido, até o momento, limitado, permanecendo compatível com o cenário básico do BC, que é a estabilização e a recuperação gradual da economia brasileira”, disse.

PIB

Entre os sinais de recuperação citados por Ilan estão o crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último quarto de 2017. “É uma taxa de crescimento forte, refletindo o desempenho muito bom da atividade agrícola. Lembro que não apenas esse setor, mas também a indústria e o setor de serviços mostraram sinais de recuperação”, disse, complementando que o setor externo tem contribuído para essa retomada, com o crescimento das exportações, de 4,8%, superando o crescimento das importações, de 1,8%.

Para Ilan, após o bom desempenho do primeiro trimestre, os dados do segundo trimestre mostraram recuperação gradual. “A população ocupada cresceu 0,6% no segundo trimestre e houve criação líquida de postos de emprego no mercado formal no primeiro semestre”, disse. Outro ponto citado foi a produção industrial, que tem oscilado entre dados positivos e negativos, mas cresceu 1,2% no semestre e teve dois trimestres consecutivos de crescimento, o que não ocorria desde 2014. Além disso, dados de alta frequência mostram recuperação gradual, como os indicadores de vendas do comércio.

“É importante observar os dados de atividade nos próximos meses para verificar se esse cenário de recuperação irá se consolidar”, concluiu.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5067258/ilan-apos-2-anos-de-recessao-dados-indicam-estabilizacao-economica.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!