Jornal do Comércio >> Perondi critica subsídios implícitos dados pelo Bndes à indústria

O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) fez nesta terça-feira (8), uma série de críticas à postura adotada pela indústria brasileira nos últimos anos. Ao falar na comissão mista da medida provisória 777, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), ele criticou os subsídios implícitos dados pelo Bndes à indústria por meio da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

“Estou há 23 anos nesta Casa e sempre ouvi que os subsídios implícitos do Bndes eram uma caixa preta”, afirmou. No auditório da comissão, estavam presentes representantes da indústria, como o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, que minutos antes havia discursado contra a TLP.

Perondi criticou o silêncio da indústria quanto às ações do Bndes nos últimos anos e à “bandalheira que saiu aí pra fora”. Além disso, criticou a postura adotada pelo próprio corpo de funcionários do BNDES – hoje também contrários à TLP.

“Os funcionários do Bndes silenciaram quando o banco elevou nossa dívida. Eles também silenciaram sobre os recursos para Cuba”, afirmou Perondi, em referência ao financiamento liberado pelo BNDES à Odebrecht para construção do Porto de Mariel, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O dinheiro do Bndes sai do contribuinte, que paga sempre”, afirmou Perondi. O deputado disse ainda que, apesar dos fartos subsídios concedidos nos últimos anos, a indústria “afundou”. “A indústria pegou uma fortuna do Bndes e isso só agravou o déficit”, afirmou Perondi. “A Fiesp é contra o aumento de imposto, mas quer subsídio”, criticou.

O deputado lembrou ainda que o déficit do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que serve de funding para o Bndes, é coberto hoje pelo Tesouro. “Sabemos o buraco do FAT, e quem cobre é o Tesouro”, disse o deputado. Segundo ele, “muito grande empresário” pegou recursos do Bndes e “resolveu a vida lá fora”. “Não vi ninguém falar isso aqui (na comissão)”, criticou. “Não gostei do comportamento da indústria nesta mesa (sobre a TLP)”, completou.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/578505-perondi-critica-subsidios-implicitos-dados-pelo-bndes-a-industria.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!