Jornal do Comércio >> Juro real em baixa histórica tende a estimular a economia, diz Ilan

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou em discurso, nesta sexta-feira (11), em São Paulo que o juro real da economia brasileira, quando se desconta a inflação da taxa nominal, atingiu um nível histórico de baixa, que tende a estimular a atividade econômica. O dirigente estima que o indicador está na casa dos 3,5%.

Ilan ressaltou que o juro real estava acima de 20% na década de 90 e passou para patamares em torno de 10% na década passada. Nos últimos cincos anos, estas taxas chegaram a uma média de 5%. “Mais recentemente, as taxas recuaram de valores em torno de 9% e agora estão próximas de 3,5%, patamar que tende a estimular a economia.”

O presidente do BC ressaltou que é preciso seguir com a agenda de reformas estruturais, principalmente a fiscal. Estas reformas, reforçou ele, vão garantir a redução das taxas de juros estruturais da economia. Ilan ressaltou que a TLP, a nova taxa de juros de longo prazo do país, vai contribuir para o ajuste fiscal, ao reduzir o crédito subsidiado na economia, contribuindo para a queda da dívida pública, além de aumentar a potência da política monetária.

Em torno de 50% do crédito no Brasil não é concedido a taxas de mercados, mas a juros subsidiados, segundo Ilan. É preciso reduzir este porcentual, ressaltou ele ao falar da agenda BC+, que tem uma série de iniciativas para melhorar a eficiência do sistema financeiro e baratear o custo do crédito no país.

No discurso, Ilan afirmou que os juros para o tomador final dos bancos estão em queda e também recuaram nos cartões. Esta tendência deve seguir. No caso dos cartões, o presidente do BC comentou que a taxa do rotativo regular (para aqueles que pagaram o saldo mínimo) caiu de 14,9% ao mês em março de 2017 para 10,5% em junho. Ilan fez a abertura do XII Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária que acontece nesta sexta-feira em São Paulo.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/579165-juro-real-em-baixa-historica-tende-a-estimular-a-economia-diz-ilan.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!