Valor >> Sistema eleitoral atual faliu, diz presidente da Câmara

RIO  –  “O sistema eleitoral atual faliu”, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que participou de evento no Rio de Janeiro. Nesta semana, a comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou o chamado distritão – sistema no qual apenas os candidatos mais votados são eleitos – e um fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiamento de campanha.

“O distritão teria que vir com instrumentos de fortalecimento dos partidos. Com o que está aprovado, não vem”, notou. “O distritão com financiamento público é muito ruim. Mas o distrital misto (metade das cadeiras com voto majoritário, metade proporcional por voto partidário em lista fechada) para 2022 seria uma grande vitória”, disse o deputado. “Estamos olhando para um sistema que poderá recuperar legitimidade que a política precisa, não apenas para quem disputa eleição, mas [para] sua relação com a sociedade”, afirmou.

Segundo Maia, o país não precisa somente de reforma política. “O Brasil precisa de muitas reformas. O mercado de capitais se concentra em grandes empresas. Precisa atrair pequenas e médias [empresas ao mercado de capitais]”, afirmou.

O presidente da Câmara participou hoje do painel “Desafios para o Brasil: A agenda de reformas e a segurança pública no Rio de Janeiro”, promovido pela diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) e pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/politica/5076920/sistema-eleitoral-atual-faliu-diz-presidente-da-camara.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!