Valor >> Vale: Operação de conversão de ações é 1º passo para melhor governança

RIO  –  A conversão voluntária de ações preferenciais (PNA) em ordinárias (ON) da mineradora é o primeiro passo na melhoria da governança corporativa da companhia, afirmou o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, em teleconferência para analistas.

Schvartsman disse que a operação teve a adesão de 100% de quem poderia aderir. “Quem não aderiu no exterior foram fundos passivos que fizeram conversão parcial e, no Brasil, tivemos pessoas físicas que não são alcançáveis [pela campanha informativa da companhia sobre a conversão]”, comentou.

Na prática, houve uma adesão à conversão de 84,4% dos preferencialistas e uma sobra de 15,6% de ações PNA. Na sexta-feira, a empresa informou que 84,4% das ações em circulação no mercado aceitaram a conversão proposta para ON. “Todas as pessoas que podiam tomar decisão tomaram decisão favorável à conversão”, afirmou o executivo.

O presidente da Vale também agradeceu o apoio do mercado à operação. Segundo ele, foi criado um “fato novo” com a adesão “maiúscula” de acionistas no processo de conversão de papéis preferenciais da mineradora para ordinárias, dentro do processo que deve terminar com a ida da companhia para o Novo Mercado da B3, como uma corporação sem bloco de controle.

O executivo disse ainda que a companhia poderá acelerar a conversão da sobra de PNs. Ele acrescentou que a incorporação da Valepar – holding que controla a mineradora – será feita hoje à noite. Além disso, haverá a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleger conselheiros independentes. A expectativa do executivo é de que essa AGE ocorra por volta do dia 15 de outubro.

Schvartsman afirmou que está “claramente estabelecido” que haja a migração imediata para o Novo Mercado. “Claramente, todos os acionistas da Vale querem a migração para o Novo Mercado. Vamos atender a essa demanda dos acionistas que fizeram adesão em massa”, disse, acrescentando que a empresa saberá “nos próximos dias” as alternativas para a conversão das ações remanescentes.

Também presente na teleconferência para falar sobre o processo de conversão de ações, o diretor-executivo de finanças e relações com investidores da Vale, Luciano Siani, ressaltou que uma das alternativas é que uma assembleia de preferencialistas aprove uma nova conversão, que nesse caso poderia se tornar mandatória.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/empresas/5078994/vale-operacao-de-conversao-de-acoes-e-1-passo-para-melhor-governanca.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!