Jornal do Comércio >> Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre, diz Boa Vista SCPC

O número de novas empresas caiu 3,8% no segundo trimestre de 2017 em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Trata-se da primeira queda para esse período desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no semestre continuaram números positivos, com alta de 6,3%.

Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano (semestre) mostrou que as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam em destaque, crescendo 11,3% frente ao mesmo período do ano anterior, enquanto as Microempresas (MEs) apresentaram pequena alta de 1,0%. Já os demais tipos de empresa caíram 23,4%, mantida a base de comparação. No segundo trimestre ante igual intervalo de 2016, as MEIs aumentaram 10,3%, enquanto as MEs caíram 3,4%. As demais formas jurídicas recuaram 26,6%.

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços perdeu um pouco da representatividade, passando de 56,3% do total de empresas no acumulado do primeiro semestre de 2016 para atuais 56%.

O Comércio, por sua vez, voltou a ganhar espaço, ao passar de 32,8% para 34,7% do total. Já o setor Industrial também diminuiu sua participação, passando de 10,3% para 8,6% no período, enquanto o setor Rural cresceu timidamente, 0,1 p.p., aos atuais 0,7% do total de companhias.

O levantamento foi realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/579699-numero-de-novas-empresas-cai-3-8-no-2-trimestre-diz-boa-vista-scpc.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!