Jornal do Comércio >> Intenção de compras sobe 11,5% na comparação anual

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 77,3 pontos em agosto de 2017, em uma escala de 0 a 200. Apesar da alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador manteve-se estável na comparação com julho.

“Além dos resultados mais favoráveis do mercado de trabalho no curto prazo, a trajetória recente da inflação já abriu as portas para mais quedas nas taxas de juros, fator fundamental para a recuperação das condições de consumo na segunda metade de 2017”, diz Juliana Serapio, assistente econômica da CNC.

Único subitem acima da zona de indiferença (100 pontos), com 107,2 pontos, o componente emprego atual caiu na comparação com o mês anterior (-0,4%). Na comparação anual, houve aumento de 4,8%. O percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 31,3%, o mesmo de julho.

A preocupação em relação ao mercado de trabalho aparece no componente perspectiva profissional, que ficou com 96 pontos, leve aumento de 0,5% na comparação mensal e de 2,1% em relação ao mesmo período de 2016. O componente nível de consumo atual atingiu 54,2 pontos, recuando 0,8% em relação ao mês anterior e aumento de 22,5% na comparação com 2016. A maior parte das famílias declarou estar com o nível de consumo menor que o do ano passado (59,3% ante 58,6% em julho).

O item momento para duráveis cresceu 0,4% na comparação mensal. Em relação a 2016, teve aumento de 23,7%. O item acesso ao crédito, com 71,4 pontos, subiu 1,4% na comparação mensal e 11,5% em relação a agosto de 2016, a maior variação anual da série histórica.

 

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/580303-intencao-de-compras-sobe-11-5-na-comparacao-anual.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!