Jornal do Comércio >> Ministro da Agricultura nega prática de dumping na carne de frango brasileira

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demonstrou tranquilidade diante da notícia que o governo da China abriu investigações sobre a prática de dumping na carne de frango brasileira. “Sabemos que não há essa situação”, comentou ele ao jornal O Estado de S. Paulo. A interlocução com o governo chinês será liderada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), segundo informou. O Ministério da Agricultura acompanhará de perto as negociações.

Questionada, a embaixada da China no Brasil ressaltou a importância da parceria comercial entre os dois países. “A parte chinesa realizará, conforme as regras da OMC e legislações chinesas, investigações justas sobre a importação de carne de frango do Brasil”, informou em nota. “A parte chinesa está disposta a manter contato com a parte brasileira, para os dois lados acomodarem as preocupações entre si e salvaguardarem o desenvolvimento saudável das relações comerciais bilaterais.”

Na madrugada desta sexta-feira (18), o governo brasileiro recebeu um questionamento da China sobre suposta prática de dumping na exportação de carne de frango ao país. Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o Brasil tem 20 dias para responder ao questionamento e mostrar que não exporta produto a preço inferior ao praticado no mercado interno. Após receber a resposta, os chineses podem ou não recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O dumping é uma prática desleal de comércio que consiste em exportar produtos abaixo de seu custo de produção, causando danos à produção do país importador. Quando essa situação é comprovada, o país importador pode impor uma taxação adicional de forma a compensar esse dano.

De acordo com dados do MDIC, a China importou diretamente R$ 860 milhões em carne de frango no ano passado, um aumento de 41,43% sobre 2015. A China é o principal mercado para esse produto brasileiro.

Com reportagem da Agência Estado.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/580515-ministro-da-agricultura-nega-pratica-de-dumping-na-carne-de-frango-brasileira.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!