Jornal do Comércio >> Ibovespa cai 0,12% com petróleo e noticiário desfavorável ao governo

O mercado brasileiro de ações teve nesta segunda-feira (21), diferentes referências para operar, ora em alta, ora em queda. Os negócios ocorreram sob influência das commodities, do vencimento de opções sobre ações e do noticiário doméstico. O Índice Bovespa chegou a subir 0,51% pela manhã, mas virou e chegou a cair até 0,29% à tarde, como reflexo do noticiário envolvendo o senador Romero Jucá (PMDB-RR). No fechamento, o indicador marcou 68.634,64 pontos, em baixa de 0,12%. Os negócios totalizaram R$ 11,8 bilhões, volume inflado pelos R$ 4,6 bilhões movimentados no exercício de opções sobre ações.

O viés de queda foi definido pouco antes das 15h, com a notícia de que a Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jucá, líder do governo no Senado, nas investigações da Operação Zelotes. O inquérito é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski e tramita em sigilo. A informação teve reflexos significativos nos mercados de câmbio e juros e rapidamente influenciou as ordens de venda no Brasil.

“Foi uma notícia negativa para o governo, mas não chegou a representar para o mercado nenhuma reviravolta no cenário, uma vez que a notícia não trouxe fatos ou personagens novos e ainda é preciso entender quais serão os próximos passos”, disse Marco Saravalle, analista da XP Investimentos. “O mercado tem estado mais forte, menos suscetível ao noticiário político e com uma força compradora que impede uma realização de lucros mais forte”, completou.

Jucá é investigado por suposto favorecimento ao Grupo Gerdau em uma medida provisória, em troca de doações eleitorais. A Operação Zelotes detectou indícios de que o senador alterou o texto da MP 627, de 2013, para beneficiar a siderúrgica. Gerdau Metalúrgica PN foi a maior queda do Ibovespa, com -3,15%. Gerdau PN (siderúrgica) recuou 1,16%.

O sinal negativo da bolsa foi determinado em boa parte pelas ações da Petrobras, que refletiram as quedas superiores a 2% nos preços do petróleo nas bolsas de Nova Iorque e Londres, ainda em meio às preocupações de superoferta da commodity. Petrobras ON e PN terminaram o dia com baixas de 1,71% e 1,91%, respectivamente

As ações da Cemig também se destacaram em baixa (-1,98%), devido à suspensão do leilão das usinas da empresa. Já a alta de 2,55% do minério de ferro no mercado à vista chinês favoreceu os ganhos da Vale, que foram de 0,63% (ON) e de 0,65% (PNA remanescentes) e amenizaram as perdas na bolsa.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/580877-ibovespa-cai-0-12-com-petroleo-e-noticiario-desfavoravel-ao-governo.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!