Jornal do Comércio >> Jucá sobre Cemig: é importante que se construa uma saída

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta segunda-feira (21), que o governo está discutindo a situação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e que é importante que se construa uma saída que contemple tanto os pedidos de parlamentares mineiros, como a equipe econômica. “Nós estamos discutindo, o Ministério de Minas e Energia está tentando construir junto com PPI (Programa de Parceiras de Investimentos), com o Bndes e o Planejamento uma saída, é muito importante que se construa uma saída”, afirmou.

“A gente entende que é uma prioridade para Minas Gerais, mas também há necessidade de arrecadação e de equilíbrio do caixa do governo”, afirmou, no Palácio do Planalto. “Se ponderarmos esses dois pontos e conseguirmos uma construção, que é possível de acontecer, teremos uma solução que atenderá todos”, disse.

Nesta segunda-feira (21), em nota, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que vai enviar uma proposta de Medida Provisória (MP) ao Ministério do Planejamento ainda nesta segunda-feira, para permitir que o Bndes financie a Cemig. O objetivo do parlamentar é tentar evitar o leilão no qual será oferecida a concessão de quatro hidrelétricas operadas atualmente pela estatal de energia, previsto para o próximo mês

A área econômica do governo conta com as receitas de outorga das quatro usinas, fixadas num mínimo de R$ 11,05 bilhões, para reforçar a arrecadação deste ano. A licitação está marcada para setembro. No entanto, a medida conta com a oposição da bancada mineira, que quer encontrar uma forma de deixar as usinas com a Cemig. Esse teria sido o tema de um encontro de Temer com o presidente afastado do PSDB na última sexta-feira.

Jucá rechaçou que a pressão de Aécio pela Cemig esteja relacionada também à crise interna do PSDB, que tem uma ala que quer o desembarque do governo. “O caso da Cemig é uma questão brasileira, uma questão mineira, que está acima de questões partidárias.” “É algo que o governo está tentando resolver, porque entende a relevância para Minas Gerais, mas entende também que esses recursos são necessários para o equilíbrio do governo este ano”, disse.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/580934-juca-sobre-cemig-e-importante-que-se-construa-uma-saida.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!