Jornal do Comércio >> PIB do México avança 1,8% no 2º trimestre na comparação anual

O Produto Interno Bruto (PIB) do México cresceu 1,8% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado, informou o Instituto Nacional de Estatísticas do país nesta terça-feira (22). Após ajustes sazonais, a economia mexicana avançou 0,6% no segundo trimestre ante o anterior.

O país registrou seu 16º trimestre consecutivo de crescimento, com a força do setor de serviços compensando a fraqueza da produção industrial. Os números divulgados se traduzem em uma taxa anualizada de crescimento de 2,3%, em linha com a estimativa preliminar do mês passado, mas marcam uma desaceleração ante o crescimento anualizado de 2,7% do trimestre anterior.

O aumento do emprego, apesar do impacto da crescente inflação sobre os salários, tem apoiado o setor de serviços, enquanto a produção industrial ficou estável.

A expansão de 1,8% do PIB em relação ao segundo trimestre de 2016 foi negativamente afetada pelo feriado da Páscoa em abril. Isso levou o crescimento do primeiro semestre a 2,3%, na comparação com igual período do ano passado.

Agora, a expectativa é que a economia mexicana desacelere nos próximos trimestres. Economistas do setor privado e o governo projetam expansão de 2% em todo o ano atual, de 2,3% em 2016.

“Até agora, o crescimento econômico tem sido melhor que o esperado, especialmente considerando-se a perspectiva pessimista no fim do ano passado e no início deste, sobretudo por causa dos riscos de eventual ruptura nas relações comerciais entre México e EUA”, afirmou em nota o Banco Santander.

A primeira rodada de negociações sobre o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) terminou no domingo em Washington. A próxima rodada ocorrerá a partir de 1º de setembro na Cidade do México.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/580973-pib-do-mexico-avanca-1-8-no-2-trimestre-na-comparacao-anual.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!