Jornal do Comércio >> Canadá e México demonstram ceticismo após ameaças de Trump de encerrar o Nafta

Funcionários dos governos do México e do Canadá reagiram com ceticismo aos comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerindo que ele não acreditava que um acordo para renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) fosse possível.

O peso mexicano se enfraqueceu em relação ao dólar nesta quarta-feira, após Trump ter dito que não acha que os EUA possam fazer um acordo. “Então, eu acho que vamos acabar, provavelmente, terminando o Nafta em algum momento. Eu, pessoalmente, não acredito que você possa fazer um acordo sem rescisão, mas vamos ver o que acontece.”

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, ressaltou que “estamos, claramente, vendo uma estratégia de negociação de um homem que tem negociado dessa maneira peculiar durante toda a vida. É uma estratégia agressiva, mas acho que não é uma surpresa… Ouvimos isso por muitos meses”.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Canadá afirmou, em um comunicado, que o país continua focado na promoção do comércio entre EUA e Canadá. “As negociações comerciais geralmente têm momentos de retórica acalorada. Nossas prioridades permanecem as mesmas e continuamos trabalhando duro para modernizar o Nafta, apoiando milhões de empregos da classe média”, disse a declaração.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/581442-canada-e-mexico-demonstram-ceticismo-apos-ameacas-de-trump-de-encerrar-o-nafta.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!