Jornal do Comércio >> Avaliação Nacional de Vinhos abre inscrições

Os interessados em participar da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017 precisam ficar atentos às inscrições do evento, que são limitadas. Nesta terça-feira, a partir das 8h30min, serão abertos os cadastramentos pelo site da Associação Brasileira de Enologia (ABE): www.enologia.org.br.

O presidente da ABE, Edegar Scortegagna, alerta que, normalmente, no espaço de duas horas, as vagas esgotam-se. Serão aproximadamente mil pessoas que degustarão os vinhos apresentados no evento. A avaliação acontecerá no dia 23 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A abertura será realizada às 9h, e o encerramento está marcado para as 16h30min. O custo para associados da ABE é de R$ 250,00, e para não associados, de R$ 310,00.

Os vinhos apresentados são os da safra finalizada – no caso desta edição, a de 2017. Antes de serem levadas para o evento, as bebidas passam por uma seleção prévia. Neste ano, 59 vinícolas, de seis estados, enviaram 327 amostras, que foram analisadas por 118 enólogos, às cegas, sem saber a origem.

Dessa degustação, saem 16 vinhos que serão oferecidos ao público em geral. As bebidas serão experimentadas também às cegas, e, no final, depois de receberem notas dadas pelo público e por alguns jurados e especialistas, as procedências dos vinhos são relevadas.

Scortegagna comenta que a safra deste ano foi muito boa, seja em quantidade, seja em qualidade, pois o clima colaborou. A partir da metade de fevereiro e no mês de março, o tempo estava seco no momento em que se colheu as uvas. “Conseguimos pegar as uvas com maturação perfeita e elaborar os vinhos equilibrados, os tintos principalmente, que estão com uma qualidade muito alta”, comemora o dirigente.

 

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/economia/581859-avaliacao-nacional-de-vinhos-abre-inscricoes.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!