Jornal do Comércio >> Área de fatiamento de lojas Zaffari são interditadas em Porto Alegre

A existência de uma bactéria que causa danos à saúde levou à interdição de áreas onde são manipulados frios (queijos, presunto e etc) em duas unidades da rede Zaffari em Porto Alegre. A medida atingiu nesta quinta-feira (31) a unidade de fatiamento da central de recepção, localizada no Bourbon da Assis Brasil e que atende diversas lojas da rede, e a fiambreria do Bourbon Ipiranga, zona leste. O grupo Zaffari divulgou nota no fim da noite confirmando as medidas.

A informação sobre a detecção da bactéria Listeria monocytogenes foi feita em nota conjunta pelas secretarias da Saúde de Porto Alegre e do Estado apontando riscos “à saúde individual e coletiva”. A vigilância alertou ainda “toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos fatiados já comprados de fiambreria da marca Zaffari”.

“Não estamos dizendo para não comprar, mas para não consumir o que já foi adquirido”, esclareceu o secretário da Saúde da Capital, Erno Harzheim. Às 10h desta sexta-feira, as secretarias da Saúde com as áreas de vigilância sanitária concedem entrevista coletiva, na sede da pasta estadual, para explicar o que foi detectado e as medidas que estão sendo tomadas. 

O secretário disse que a presença da bactéria foi confirmada nesta quinta e rapidamente comunicada à rede. O serviço detectou o problema em coletas de amostras de rotina, explicou Harzheim. “Logo que foi detectado houve a comunicação”, diz. A inspeção investiga as causas da contaminação. A bactéria pode ter surgido em derivados lácteos. O secretário explicou que o alerta especial a gestantes é por que a bactéria pode causar abortamento e infecções.    

A rede é uma das mais tradicionais e populares no Rio Grande do Sul e também tem lojas em São Paulo. Na nota, o Zaffari diz que o Serviço de Inspeção Municipal, “por motivo de cautela”, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. “A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre)”. A partir desta sexta-feira, a rede vai abastecer consumidores com produtos fornecidos pelas indústrias. 

Leia na íntegra a nota do Grupo Zaffari

“A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria.

No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do central de recepção e recepção – que fica na Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.”

notifica problema – interdita – não sabe da origem – importante nao consumir – é melhor não consumir – não consumir o que comprou – 

identifica o contágio – faz limpeza – se faz nova coleta – leite – queijo – passa fisicamente – pode – provoca – imodeprimido – pode abortamento – infecçlão gestação.  alguem pde ter a vacyerias e bão terr a 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-comercio-area-de-fatiamento-de-lojas-zaffari-sao-interditadas-em-porto-alegre.br_conteudo/2017/08/economia/583297-servico-de-inspecao-municipal-interdita-unidade-de-fatiamentos-do-bourbon-assis-brasil.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!