Valor >> J&F assina contrato de venda da Eldorado para Paper Excellence
SÃO PAULO – (Atualizada às 10h30) A J&F Investimentos, holding da família Batista, informou hoje que concluiu as negociações para venda do controle da produtora de celulose Eldorado Brasil à Paper Excellence (PE), empresa com sede na Holanda que pertence à família Widjaja, dona também da Asia Pulp and Paper (APP). O contrato assinado neste sábado prevê a transferência de até 100% das ações da companhia, por R$ 15 bilhões, em operação que será finalizada em até 12 meses.
Em nota à imprensa, as empresas não dão detalhes sobre a modelagem da transação. Em sua edição de quarta-feira, o Valor informou que, numa primeira etapa, a PE compraria uma fatia de 30% a 35% do capital da Eldorado. O restante das ações seria comprado em até um ano. Com a adesão dos fundos de pensão Petros e Funcef à operação, nessa primeira fase seriam vendidos os 34,45% da companhia detidos pelo FIP Florestal, que também tem a J&F como cotista, com 50,5% de participação. Caso as fundações não excercessem o direito de venda conjunta, a J&F venderia sua participação no FIP mais parte dos 63,6% que detém diretamente na Eldorado.
Com o acordo, os fundos de pensão Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa Econômica Federal) têm 30 dias para decidir se vendem a participação que têm na Eldorado.
J&F e PE informaram na nota que as negociações “atenderam aos interesses das partes”. A J&F ressalta a qualidade dos ativos que compõem a Eldorado e a Paper Excellence reafirma a estratégia de expandir suas operações, hoje concentradas no Canadá e na França, para outras regiões. O Brasil, indica a empresa, sempre esteve no radar por sua posição destacada na produção global de celulose. Com a aquisição da Eldorado, que produz cerca de 1,7 milhão de toneladas anualmente, a PE inlcui em seu portfólio a fibra de eucalipto.
A Eldorado informou, em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que o contrato de venda das ações detidas pela J&F foi assinado com a CA Investment Brazil S.A.
A CA Investment é uma sociedade do grupo Paper Excellence.
Conforme o documento, o valor total atribuído à companhia na transação de R$ 15 bilhões será “ajustado de acordo com capital de giro e dívida líquida”.
A Eldorado informou ainda que a operação observará os direitos dos fundos de pensão Petros e Funcef, previstos no acordo de acionistas firmado entre J&F e FIP Florestal, veículo de investimento das fundações na companhia.
A PE iniciou atividades em 2007, com uma fábrica no Canadá. Hoje, está apta a produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de fibra longa e pastas por ano em sete unidades fabris, cinco no Canadá e duas na França. Na nota, informa que seu objetivo é “tornar-se um dos líderes mundiais da indústria de celulose”, com expansão de capacidade por meio de aquisições e construção de novas fábricas.
Do lado da família Widjaja, as conversas com os irmãos Wesley e Joesley Batista foram lideradas por Jackson Wijaya, filho de Teguh Ganda Wijaya, presidente do conselho de administração da APP e do grupo Sinar Mars. Além de responder na família pelos negócios da PE, Jackson é o responsável, operacionalmente, pelos negócios da APP na China e nas áreas de celulose e tissue.
A PE conta com a assessoria do banco BTG Pactual e do escritório de advocacia Stocche Forbes. Já as negociações do lado da J&F são conduzidas pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.
Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/empresas/5104790/jf-assina-contrato-de-venda-da-eldorado-para-paper-excellence.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.