Jornal do Comércio >> Endividamento das famílias gaúchas sobe a 74,4% em agosto, aponta Fecomércio-RS

O endividamento das famílias gaúchas fechou o mês de agosto em 74,4%, em alta em relação ao mesmo período do ano passado (56,6%) e também um avanço em relação a julho deste 2017, quando era 72,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Fecomércio-RS. Segundo o levantamento, o percentual de famílias endividadas seguiu o ritmo de aumento verificado nos últimos meses.

Embora tenha sido notada alguma recuperação do mercado de trabalho e na renda em período recente, a permanência do cenário econômico enfraquecido vem penalizando uma parcela significativa da população, fato que mantém a necessidade das famílias no processo de tomada de crédito. Por outro lado, também é provável que os juros mais baixos e maior certeza de permanência no emprego tenha estimulado uma parte da população a retornar ao mercado de crédito, o que também contribui para aumentar o percentual de endividados.

“O cenário atual de recuperação da atividade econômica é melhor percebido por aqueles que estavam em uma situação de emprego e renda mais segura. Por outro lado, aqueles que que perderam o emprego e mesmo os que estão retornando ao mercado de trabalho mas que estavam com dívidas em atraso tem maior dificuldade em sair dessa situação”, pondera o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

A PEIC revela que a parcela da renda comprometida com dívidas em agosto, na média em 12 meses, ficou em 33,0% e o tempo de comprometimento da dívida, também no período de 12 meses, permaneceu em 7,9 meses. O cartão de crédito ainda é o meio do endividamento mais frequente dos gaúchos (83,6%), seguido por carnês (27,3%), financiamento de veículos (19,9%) e crédito pessoal (15,2%).

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-comercio-endividamento-das-familias-gauchas-sobe-a-744-em-agosto-aponta-fecomercio-rs.br_conteudo/2017/09/economia/584346-endividamento-das-familias-gauchas-sobe-a-74-4-em-agosto-aponta-fecomercio-rs.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!