Jornal do Comércio >> Fachin arquiva denúncia contra dois deputados na Operação Zelotes

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (7), o arquivamento de denúncia contra os deputados Alfredo Kaefer (PSL/PR) e Jorge Côrte Real (PTB/PE), que eram alvo da Operação Zelotes por suspeita de envolvimento em edição de Medida Provisória que teria favorecido o Grupo Gerdau. Na mesma decisão, Fachin levantou o sigilo dos autos e deu prazo de 15 dias para o senador Romero Jucá (PMDB/RR) se manifestar sobre acusação da Procuradoria-Geral da República.

Ao decretar arquivamento do caso em relação aos dois deputados, Fachin destacou inexistência de indícios suficientes de materialidade delitiva.

A Zelotes encontrou indícios de que Jucá alterou o texto da MP 627, de 2013, para beneficiar a siderúrgica. O senador era o relator do texto, que mudava as regras de tributação dos lucros de empresas no exterior.

E-mails apreendidos pelos investigadores da sede da Gerdau mostraram que a alteração na MP teria sido sugerida pela própria empresa. Os três congressistas e a siderúrgica negam irregularidades.

Jucá se tornou alvo de duas investigações na Zelotes – e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em uma delas.

Para Alfredo Kaefer, decisão do ministro é ‘racional’ 

O deputado federal Alfredo Kaefer (PSL-PR) afirmou que o ministro do Supremo Edson Fachin foi racional ao mandar arquivar a investigação contra ele no âmbito da Operação Zelotes. O parlamentar ainda se diz inconformado por ter sido envolvido nessa situação pelo Ministério Público Federal.

“Por uma circunstância, o André Gerdau foi alvo de busca e apreensão e encontraram um e-mail do André mencionando minha emenda na Medida Provisória. No entanto, eu só conheço André Gerdau por fotografia. Fico lisonjeado pela lembrança dele, em e-mail, sobre meu trabalho. Foi uma emenda construída a quatro mãos com entidades do setor. Sou um dos deputados que mais atua em medidas provisórias com emendas e manifestações. Fico aliviado com essa decisão e espero liquidar outras pendências com o Judiciário”.

A reportagem também tentou contato com o deputado Jorge Côrte Real (PTB/PE). O espaço está aberto para manifestação.

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-comercio-fachin-arquiva-denuncia-contra-dois-deputados-na-operacao-zelotes.br_conteudo/2017/09/economia/584477-fachin-arquiva-denuncia-contra-dois-deputados-na-operacao-zelotes.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!