Valor >> Petróleo WTI e Brent fecham em queda à espera do furacão Irma

SÃO PAULO  –  Os preços do petróleo terminaram em queda a sexta-feira. Mas o referencial americano sofreu mais que o europeu diante da ameaça do furacão Irma, que pode atingir a costa da Flórida no fim de semana.

O WTI para entrega em outubro fechou em queda de 3,3% a US$ 47,48 o barril na New York Mercantile Exchange. O Brent para novembro recuou 1,3%, a US$ 53,78 o barril, na ICE, em Londres.

Na semana, o WTI terminou com alta de 0,4%, enquanto o Brent acumulou ganho de 1,9%. O Brent sofreu menos impacto da temporada de furacões, uma vez que as tempestades tem causado estragos no território dos Estados Unidos e no Caribe. Segundo analistas, o referencial europeu segue um caminho de descolamento em relação ao par americano.

Além da aproximação do furacão Irma, o desempenho negativo da referência americana, o WTI, decorreu do lento ritmo de normalização da atividade de refino no Texas, após a passagem do furacão Harvey. “Ainda não foi restabelecida plenamente, o que impede queda dos estoques [de petróleo bruto]”, disse Ole Hansen, diretor de estratégia para commodities do Saxo Bank.

Hansen acrescentou que o enfraquecimento da demanda, observada nos dados oficiais da semana passada, também contribuiu para o ajuste negativo dos preços do WTI na sessão.

Os EUA viram sua capacidade de refino reduzida em mais de 20% nos dias seguintes à passagem da tempestade Harvey e, embora o furacão Irma, rebaixado hoje à categoria 4, não esteja direcionado às operações no continente, diversas instalações petrolíferas em Porto Rico e nas Ilhas Virgens foram colocadas fora de operação no início desta semana.

O Irma também deve ter impacto negativo sobre os embarques e desembarques de óleo cru e combustíveis.

“Furacões podem ter efeitos duradouros nas demandas de refinarias e da indústria”, afirmou Eugen Weinberg, chefe de pesquisa de commodities do Commerzbank, em Frankfurt. “O impacto das forças da natureza na produção de petróleo dos EUA não deve ser superestimada, mas também o efeito sobre a demanda não deve ser subestimado”, acrescentou.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5112484/petroleo-wti-e-brent-fecham-em-queda-espera-do-furacao-irma.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!