Jornal do Comércio >> Vendas do varejo ficam estáveis em julho ante junho, revela IBGE

As vendas do comércio varejista ficaram estáveis em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio em linha com a mediana das estimativas do mercado financeiro (zero), calculada com base no intervalo de previsões que esperavam desde uma queda de 0,90% a alta de 0,60%.

Na comparação com julho de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,1% em julho de 2017, também em linha com a mediana das estimativas. Nesse confronto, as projeções iam de uma expansão de 2,10% a 4,00%. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 0,3% no ano e queda de 2,3% em 12 meses.

Vendas do varejo ampliado sobem 0,20%

As vendas do varejo ampliado, que incluem as atividades de material de construção e de veículos, subiram 0,20% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio bem melhor que a mediana das estimativas do mercado financeiro, calculada em -1,30%, e ficou dentro do intervalo das previsões que esperavam desde um recuo de 2,50% a um avanço de 1,20%.

Na comparação com julho de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,7% em julho de 2017. O resultado também superou a mediana das estimativas. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 1,50% a 6,33%, com mediana de 3,85%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam crescimento de 1,1% no ano e redução de 2,8% em 12 meses, de acordo com dados do IBGE.

O IBGE também revisou o resultado das vendas no varejo em junho ante maio, de uma alta de 1,2% para uma expansão de 0,9%. As vendas do comércio varejista ficaram estáveis em julho ante junho. No varejo ampliado também houve revisão no resultado de junho ante maio, que saiu de avanço de 2,5% para aumento de 2,3%.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve aumento 0,4% em julho, segundo informou o IBGE. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas aumentou 0,8% em julho.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/economia/584989-vendas-do-varejo-ficam-estaveis-em-julho-ante-junho-revela-ibge.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!