Jornal do Comércio >> Ibovespa sobe 1,47% e completa 8 semanas seguidas de altas

O Índice Bovespa subiu 1,47% nesta sexta-feira (15), e, com isso, renovou seu pico histórico, superou o patamar dos 75 mil pontos e completou sua oitava semana consecutiva de altas. O índice chegou hoje aos 75.756,51 pontos, representando ganho acumulado de 3,66% nesta semana e de 17,12% nas últimas oito. Segundo profissionais do mercado, a alta de hoje foi em boa parte apoiada no ingresso de dinheiro novo na bolsa. Os negócios do dia totalizaram R$ 15,7 bilhões.

“O comportamento do mercado está descolado do cenário político. É como se um muro tivesse sido construído, colocando a política de um lado e a economia de outro”, disse Shin Lai, estrategista da Upside Investor, para justificar a euforia dos investidores, que se apoiam nos sinais de recuperação econômica do país e minimizam as denúncias contra o presidente Michel Temer.

Ontem o presidente foi denunciado pela segunda vez pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que o acusou de chefiar organização criminosa formada por integrantes do PMDB na Câmara e de tentar obstruir a Justiça. Apesar do noticiário negativo para Temer, o mercado manteve viés positivo durante todo o dia, resistindo a qualquer movimento de correção.

“A percepção é de que o episódio envolvendo Joesley Batista reduziu a credibilidade de Janot, o que faria a denúncia chegar enfraquecida à Câmara. Além disso, a denúncia não trouxe surpresas em relação ao que já se conhecia”, disse Victor Suzaki, analista da Lerosa Investimentos. Ele aponta, em contrapartida, os sucessivos indicadores que reforçam a percepção de retomada da economia e continuam a justificar o otimismo do mercado.

A alta do dia foi generalizada e somente três papéis do Ibovespa terminaram em baixa. Entre eles esteve Petrobras ON, que recuou 0,45%, em um dia de instabilidade dos preços do petróleo no mercado internacional. Já os setores de mineração e siderurgia foram destaques de alta, embalados pelo otimismo geral. Vale ON subiu 0,54% e CSN ON avançou 4,43%, liderando as altas do Ibovespa.

O setor financeiro, grupo de maior peso na carteira do índice, também subiu e foi determinante para alavancar o indicador. Itaú Unibanco PN teve alta de 1,87% e Bradesco ON ganhou 2,13%. Banco do Brasil ON, que em tese poderia refletir algum risco político, subiu 1,46%.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/economia/585972-ibovespa-sobe-1-47-e-completa-8-semanas-seguidas-de-altas.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!