Valor >> BC suspende operações de comércio com a Venezuela

BRASÍLIA  –  O Banco Central (BC) suspendeu o registro de novas operações com a Venezuela no âmbito do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR) da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). A suspensão decorre da inadimplência da Venezuela e não impede o comércio com o país.

Na última sexta-feira (8), o Banco Central do Peru, que operacionaliza o CCR, informou ao BC que a Venezuela não tinha liquidado o saldo multilateral devedor com o Brasil, no montante de US$ 262,5 milhões. A decisão poderá ser revertida quando os valores forem acertados.

Em maio, o BC já tinha comunicado que só efetuaria os pagamentos aos exportadores que fizessem vendas à Venezuela depois que o Banco Central da Venezuela fizesse o pagamento ao BC dentro do CCR.

O CCR é um sistema de compensação de pagamentos, operacionalizado pelos bancos centrais participantes por meio de compensações quadrimestrais, que considera os períodos janeiro/abril, maio/agosto e setembro/dezembro.

O CCR foi firmado nos anos 1980 com o propósito de facilitar as trocas comerciais, em um ambiente de falta de dólares, e envolve os bancos centrais dos países membros da Aladi – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela (exceto Cuba) – e a República Dominicana.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/brasil/5121316/bc-suspende-operacoes-de-comercio-com-venezuela.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!