Valor >> Conselho da JBS indica patriarca dos Batista como CEO

RIO E SÃO PAULO  –  O conselho de administração da JBS aprovou na noite de ontem a indicação de José Batista Sobrinho, o patriarca da família Batista, para presidir a gigante de alimentos, em substituição a seu filho, Wesley, preso desde a última quarta-feira.

A indicação deve ser informada ainda hoje em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Batista Sobrinho, o fundador do frigorífico, com mais de 80 anos, terá um mandato de dois anos. Nesse período, a família quer preparar o filho de Wesley, Wesley Batista Filho, hoje com 26 anos, para assumir o negócio.

O BNDES, que vinha pressionando pela saída de Wesley, concordou com a indicação do fundador para diretor-presidente, que foi aprovada por unanimidade no conselho de administração em reunião na noite de ontem. Mas o banco de fomento prefere que haja um processo para selecionar um executivo profissional para o posto depois disso.

Wesley Filho passará a ser diretor estatutário, sem designação específica, compondo um trio de executivos que dará suporte ao fundador Batista Sobrinho. Esse trio contará ainda com Gilberto Tomazzoni, diretor de operações, e André Nogueira, diretor da JBS Global. Gilberto Xandó permanece no conselho de administração, mas sem função executiva na JBS.

A família chegou a se pensar na indicação de Wesley Filho agora, conforme antecipou o Valor Pro na última sexta-feira, mas o conselho avaliou que não era o momento.

A indicação dele, na visão do BNDES, representaria a perpetuação do conflito de interesses que o banco já havia identificado e que o levou a pedir o afastamento de Wesley. Já o patriarca é percebido como alguém que atuará no melhor interesse da companhia e que, por sua idade avançada, não se perpetuará na função, preparando uma sucessão.

17/09/2017 14:35:47

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/empresas/5122184/conselho-da-jbs-indica-patriarca-dos-batista-como-ceo.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!