Jornal do Comércio >> Empresas devem monitorar jornada dos clientes, diz Gartner

A competição tem alterado os benefícios tradicionais dos produtos e serviços, tornando a Experiência do Cliente, também conhecida como Customer Experience (CX), na mais importante vantagem competitiva. Para líderes de TI que trabalham em projetos relacionados ao cliente, é importante auditar e coordenar os esforços existentes para alcançar melhores resultados.

“Apesar de iniciativas bem-sucedidas focadas no cliente exigirem um compromisso de toda a empresa, as companhias, há algum tempo, têm departamentos ou unidades corporativas trabalhando nisso de forma independente”, comenta o vice-presidente de Pesquisas e Analista do Gartner, Ed Thompson.

Para obter sucesso nas iniciativas de Consumer Experience, pesquisas do Gartner indicam que é fundamental que as corporações aprendam a ouvir, pensar e fazer. Apesar de 95% das companhias terem coletado a opinião de seus clientes por anos, apenas 10% usam essas sugestões para mudar seus processos e melhorar a experiência do cliente. Uma forma de fazer isso é consolidando comentários diretos, indiretos e inferidos do consumidor recebidos por meio de vários canais de forma que as questões do cliente sejam resolvidas em tempo real.

Outra dica é atuar de fora para dentro. Muitos processos diretamente ligados ao cliente são desenhados de dentro pra fora, o que significa que são construídos a partir da perspectiva da companhia. Isso resulta na necessidade de os clientes aprenderem os processos da empresa, adicionando barreiras desnecessárias à jornada do consumidor – e as companhias devem focar em minimizar o esforço do usuário tanto quanto possível. A alternativa, de acordo com o Gartner, é inverter a perspectiva de fora para dentro, colocando-se no lugar do cliente.

 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-comercio-empresas-devem-monitorar-jornada-dos-clientes-diz-gartner.br_conteudo/2017/09/economia/586750-empresas-devem-monitorar-jornada-dos-clientes-diz-gartner.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!