Valor >> Deputados se reúnem com Maia nesta terça para debater reforma política

BRASÍLIA  –  Sem acordo sobre a criação de um fundo eleitoral para financiar campanhas eleitorais no ano que vem, os deputados voltarão a se reunir na manhã desta terça-feira com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar chegar a um consenso sobre alguns pontos da reforma política.

Após participar de reunião na residência oficial da presidência da Câmara, o líder do PT na Casa, deputado Carlos Zarattini (SP), disse que a ordem da votação dos projetos dependerá do quórum. De acordo com o petista, se tiver o quórum de segurança de 450 parlamentares presentes na Câmara, Maia retomará a votação de três destaques, em segundo turno, da proposta de emenda constitucional (PEC) do fim das coligações e do estabelecimento da cláusula de desempenho, relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR).

Foram apresentados destaques sobre três pontos: a autonomia aos partidos para a definição de órgãos partidários permanentes e provisórios; a proibição de janelas partidárias para a troca de legendas; e a criação das federações partidárias.

Caso o número de presentes seja menor, Zarattini disse que o presidente da Casa deve inverter a ordem e iniciar a votação do projeto de lei que estabelece a regulamentação das mudanças sugeridas pelas propostas de reforma política em tramitação no Congresso, que tem o deputado Vicente Cândido (PT-SP) como relator.

Diante da ausência de acordo sobre o fundo eleitoral, deputados e senadores devem se reunir nesta terça-feira para um almoço na residência oficial do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/politica/5133342/deputados-se-reunem-com-maia-nesta-terca-para-debater-reforma-politica.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!