Jornal do Comércio >> Toshiba vende controle de unidade de chips para grupo que inclui Apple e Dell

A Toshiba anunciou hoje que fechou um acordo final para a venda do controle de sua unidade de chips de memória para um consórcio que inclui Apple e Dell Technologies, por 2 trilhões de ienes (US$ 17,7 bilhões), em um novo grande passo em esforços para tentar sanar suas finanças.

O grupo comprador, que é liderado pela firma de private equity norte-americana Bain Capital, vai obter financiamento da Apple e de outras grandes empresas de tecnologia para financiar a compra.

Se a transação for concluída até 31 de março do ano que vem, como pretende a Toshiba, o grupo industrial japonês deverá conseguir trazer seu balanço financeiro de volta para o azul.

Várias das empresas do consórcio são grandes compradores dos chips de memória NAND que a unidade da Toshiba produz e esperam impulsionar a empresa japonesa, que hoje está num distante segundo lugar em relação ao líder do mercado, a sul-coreana Samsung Electronics. Os chips são utilizados numa ampla gama de produtos eletrônicos, que vão de smartphones a servidores de computadores.

O acordo, porém, sofre ameaças. A Western Digital, que é parceira da Toshiba na unidade de chips, se opõe à aliança com o grupo encabeçado pela Bain e procurou arbitragem internacional para decidir sobre o assunto.

Pelo contrato assinado hoje, o grupo da Bain controlará 49,9% das ações votantes da unidade de chips, enquanto a Toshiba reterá 40,2% e a japonesa Hoya ficará com o restante. Apple, Dell, Seagate e Kingston Technology vão fornecer cerca de US$ 3,7 bilhões em financiamento, mas não assumirão participações com direito a voto.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/economia/587982-toshiba-vende-controle-de-unidade-de-chips-para-grupo-que-inclui-apple-e-dell.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!