Jornal do Comércio >> PBoC anuncia medida para impulsionar empréstimos para pequenas empresas

O banco central chinês anunciou neste sábado que vai ampliar a capacidade de financiamento de bancos que emprestam para pequenas empresas. A medida tem como objetivo dar suporte à economia mas sem elevar significativamente o já alto nível da dívida corporativa. Em comunicado neste sábado, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) disse que, a partir de 2018, vai reduzir entre 0,5 e 1 ponto porcentual o depósito compulsório para bancos que cumprirem os requisitos.

Para conseguirem a redução, bancos precisam preencher alguns critérios. Por exemplo, bancos cujos empréstimos para pequenas empresas representem pelo menos 10% dos empréstimos totais terão a redução maior, de 1 ponto porcentual nos depósitos compulsórios.

Nesta semana, O Conselho Estatal da China, o gabinete do país, pediu que o banco central ajudasse a reduzir os custos de financiamento para pequenas empresas privadas. Além disso, nas últimas semanas, bancos e corretoras do país pediram medidas do PBoC em meio a sinais de que a política monetária apertada está começando a afetar o crescimento.

Os depósitos compulsórios variam de acordo com o tamanho do banco. Para grandes bancos, estão em 17% de todos os depósitos, uma das alíquotas mais altas do mundo.

O PBoC disse que a medida anunciada neste sábado não altera o tom da política monetária da instituição, e que vai continuar adotando uma postura “prudente e neutra”.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/economia/588396-pboc-anuncia-medida-para-impulsionar-emprestimos-para-pequenas-empresas.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!