Jornal do Comércio >> Confiança da indústria aumenta 2,6 pontos em outubro, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,6 pontos em outubro, para 95,4 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Este é o maior patamar desde abril de 2014 (97,0 pontos).

“Um sinal de que a retomada de crescimento do setor vem ganhando consistência é a expressiva melhora das avaliações sobre a situação presente nos últimos meses”, diz em nota Tabi Thuler Santos, coordenadora da Sondagem da Indústria do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV). Segundo Tabi, os indicadores da pesquisa aproximam-se aos poucos de suas médias históricas, à exceção do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci).

Este indicador inicia o quarto trimestre apenas 0,1 ponto percentual (p.p.) acima da média do trimestre anterior (74,2%). Em outubro ante setembro, o Nuci avançou 0,4 p.p., para 74,3%. “O Nuci continua muito baixo e com perspectivas incertas, uma vez que o cenário é de recuperação lenta e sujeita aos riscos do ambiente político”, pondera Tabi na nota.

Segundo a coordenadora da Sondagem da Indústria, a principal contribuição para o avanço da confiança foi o Índice da Situação Atual (ISA), que subiu 4,9 pontos, para 95,5 pontos. Houve avanço em 14 dos 19 segmentos. Quanto às expectativas, a evolução foi menos expressiva e mais concentrada. O Índice de Expectativas (IE) subiu 0,3 ponto, para 95,2 pontos, com alta em sete dos 19 segmentos.

No ISA, a parcela de empresas que consideram a situação dos negócios como boa subiu de 10,9% para 14,6% do total, enquanto a parcela das que a consideram fraca caiu de 29,3% para 21,5% do total. Já no Índice de Expectativas, o indicador de produção previsto para os três meses seguintes foi responsável pela evolução do IE em outubro, que subiu 2,7 pontos, para 96,8 pontos, o único entre os componentes do IE a avançar no mês.

A edição de outubro de 2017 do ICI coletou informações de 1.129 empresas entre os dias 2 e 27 deste mês. A próxima divulgação desse indicador será no dia 30 de novembro, sendo que a prévia do resultado será publicada no site do Ibre no dia 24 de novembro.

 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-confianca-da-industria-aumenta-26-pontos-em-outubro-diz-fgv.br_conteudo/2017/10/economia/593999-confianca-da-industria-aumenta-2-6-pontos-em-outubro-diz-fgv.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!