Jornal do Comércio >> Faturamento real da indústria cai 0,9% em setembro ante agosto, diz CNI

A recuperação da indústria, observada em julho e agosto, perdeu força no mês de setembro. O faturamento do setor caiu 0,9% em setembro frente a agosto, na série livre de influências sazonais, sendo o segundo mês consecutivo de queda. É o que mostra a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada na manhã desta quarta-feira (1), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em setembro, todos os componentes do estudo recuaram em relação a agosto. Além do faturamento, as horas trabalhadas caíram 0,1%; o emprego, 0,1%; a massa salarial real, 1,2%; e o rendimento médio real 2,2%. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também caiu, de 78,7% em agosto para 78,5%, na série com ajuste.

“Embora não revertam os resultados positivos de agosto e, sobretudo, julho, os resultados evidenciam as dificuldades que a indústria vem atravessando para mostrar uma trajetória sustentada de crescimento”, cita o estudo.

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, “o comportamento de oscilação dos indicadores comprova que a recessão ficou para trás, mas também mostra que o crescimento ainda não veio”.

O levantamento revela que a falta de uma sequência de resultados favoráveis mantém a indústria em níveis inferiores ao registrado em igual período do ano passado. Nessa comparação, com exceção do rendimento médio real e da Utilização da Capacidade Instalada, os outros indicadores tiveram queda no acumulado do ano até setembro de 2017 em relação a 2016. A maior queda é a do emprego, de 3,4%. O faturamento caiu 2,9%; as horas trabalhadas, 3,0%; e a massa salarial, 2,4%. Já o rendimento médio teve alta de 1,1% de janeiro a setembro de 2017 ante mesmo período de 2016.

O estudo destaca ainda que a indústria operou em 2017 até setembro com uma média de 77,2% da capacidade instalada, porcentual idêntico ao de 2016. Mesmo assim, a CNI ressalta que o indicador é 4,2 pontos porcentuais inferior à média para o período de janeiro a setembro dos anos anteriores da série (2003-2015).

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-faturamento-real-da-industria-cai-09-em-setembro-ante-agosto-diz-cni.br_conteudo/2017/11/economia/594120-faturamento-real-da-industria-cai-0-9-em-setembro-ante-agosto-diz-cni.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!