Valor >> BC da Inglaterra aumenta juro pela primeira vez em uma década

LONDRES  –  (Atualizada às 10h28) O Banco da Inglaterra elevou a taxa de juro pela primeira vez em uma década, de 0,25% para 0,50%, na tentativa de conter o avanço da inflação alimentada pela decisão tomada no ano passado de o Reino Unido deixar a União Europeia (UE), o chamado Brexit.

“A decisão de deixar a União Europeia está tendo um impacto perceptível sobre a perspectiva econômica”, destacou a autoridade monetária em comunicado. “As incertezas associadas ao Brexit estão pesando na atividade doméstica, que tem desacelerado mesmo com o crescimento global tendo ganhado impulso significativo”, complementou.

A elevação do custo do dinheiro, amplamente antecipada pelo mercado financeiro, é o primeiro movimento neste sentido desde julho de 2007. A principal razão para a aceleração na inflação está relacionada com a queda da libra após a votação do Brexit. Isso causou um salto no custo dos bens importados, especialmente alimentos e energia.

O BC da Inglaterra sializou ainda mais dois aumentos na taxa de juro até o fim de 2020. 

Ontem, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve a taxa de juro dos Estados Unidos entre 1% e 1,25%, mas indicou que deve elevar o custo do dinheiro pela terceira vez neste ano em dezembro.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5180249/bc-da-inglaterra-aumenta-juro-pela-primeira-vez-em-uma-decada.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!