Jornal do Comércio >> Confiança do empresário gaúcho cresce e consolida tendência de retomada do otimismo

A confiança dos empresários gaúchos teve alta em outubro, segundo levantamento da Fecomércio-RS divulgado nesta segunda-feira (6). O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) encerrou o mês passado com crescimento de 10,3% sobre o mesmo período do ano passado, chegando aos 103,8 pontos. 

“Tradicionalmente, a perspectiva de aumento das vendas no final do ano leva os empresários a melhorar a percepção em relação ao futuro. No entanto, a sustentação desta avaliação está diretamente ligada à manutenção da recuperação econômica para os próximos meses”, pondera o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.

Segundo a Fecomércio-RS, o resultado consolida a tendência de retomada do otimismo após quatro meses em patamar pessimista em função dos escândalos políticos. O crescimento foi observado em todos os componentes que formam o indicador, incluindo as avaliações referentes ao cenário atual e com o futuro.

O indicador que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) avançou 34,8% em outubro na comparação interanual. Aos 75,2 pontos, indica que as perspectivas dos empresários permanecem em trajetória de retomada, ainda que permaneça em campo pessimista.

Apesar de o crescimento ter se dado sobre uma fraca base de comparação (2016), a combinação de inflação baixa e juros reduzidos também contribuiu para a melhora na avaliação do momento atual. Porém, pesam negativamente sobre o indicador a fraca geração de postos formais de emprego no Rio Grande do Sul e a demora na retomada do crédito à pessoa jurídica.

Já as expectativas dos empresários do comércio (IEEC) permanecem em elevado nível otimista, aos 144,4 pontos em outubro. A alta de 4,4% sobre outubro/2016 é reflexo da recuperação econômica, com inflação abaixo da meta (4,5% a.a.) e a taxa básica de juro em patamar reduzido, além da proximidade das festas de final de ano – fato que contribui para a melhora das expectativas dos empresários do comércio, em especial, no que diz respeito às suas empresas.

Os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) e outubro mostram uma alta de 4,2% no confronto com o mesmo período do ano passado, atingindo 91,9 pontos. Essa melhora vem sendo pautada principalmente pela intenção de contratação de funcionários para a demanda de fim de ano, mas fomentada também pelo nível de investimentos e situação atual dos estoques das empresas.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/economia/594738-confianca-do-empresario-gaucho-cresce-e-consolida-tendencia-de-retomada-do-otimismo.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!