Valor >> Banco Central já tem independência de fato, sustenta Ilan

VITÓRIA  –  O Banco Central (BC) já tem hoje autonomia de fato, mas que espera que no futuro tenha autonomia descrita em lei. “Hoje o BC já tem autonomia de fato”, disse o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, em resposta a questionamento durante o Fórum Liberdade e Democracia, em Vitória (SP). “Precisa que essa autonomia de fato seja também de júri. Espero que em algum momento isso venha.”

O dirigente da autoridade monetária acrescentou ainda que uma maior abertura da economia poderia contribuir para aumentar a produtividade e crescimento do Brasil. “O Brasil é um país relativamente fechado, mesmo para países com dimensões continentais.”

Segundo ele, a economia seria beneficiada com acordos comerciais e com maior integração das cadeias produtivas. “É algo que aumenta a produtividade e o crescimento econômico”, disse.

Previdência

O presidente do BC disse que a aprovação da reforma da Previdência contribuiria para a queda do juro estrutural (que permite ao país crescer sem gerar pressões inflacionárias) da economia. “A aprovação da reforma da Previdência reduziria a taxa de juros estrutural da economia”, afirma. 

Há uma convergência dos juros reais para níveis mais baixos desde a década de 1990, quando a taxa real estava na casa dos 20% ao ano, até hoje, acrescentou. “A aprovação das reformas manteria essa convergência”, disse.

De acordo com Ilan, o processo de reformas poderá demorar mais ou menos, mas o essencial é que agora “estamos na direção correta”.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5183279/banco-central-ja-tem-independencia-de-fato-sustenta-ilan.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!