Valor >> Apimec suspende credenciamento de analistas da Empiricus por 30 dias

SÃO PAULO  –  O conselho de supervisão da Apimec, entidade que representa e faz a autorregulação da atividade de analistas e profissionais de investimentos no Brasil, resolveu suspender o credenciamento de três analistas da Empiricus, entre eles, Felipe Miranda, um dos principais sócios da casa de pesquisa.

A partir de 16 de novembro, Miranda, Gabriel Casonato e Bruce Barbosa ficam impedidos de assinar relatórios de análise, e-mails marketing ou qualquer outra comunicação relativa a valores mobiliários.

A supervisão tomou decisão unânime após avaliar denúncia feita à Apimec e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de infração ético-disciplinar em mensagem que asseguravam potencial “garantia de retorno” para futuros investimentos. A reunião do conselho foi realizada em 16 de outubro, com o resultado divulgado no fim do mês passado no site da entidade.

O entendimento dos conselheiros da área de supervisão da Apimec foi que houve indução a interpretações equivocadas em relação a retorno de investimentos, caracterização de propaganda enganosa, e que os alertas expostos foram considerados insuficientes para prevenir os investidores dos riscos reais das estratégias descritas.

Os relatórios-alvos da Apimec traziam títulos como “Double X, uma maneira totalmente inovadora de ter lucro potencial 995,1 porcento em 12 meses”; “A ESTRATÉGIA CAPAZ DE TRANSFORMAR 1.500 EM MAIS DE R$ 227.000 EM APENAS UM MÊS, e, “A NOVA oportunidade de uma Vida”. Procurada, a Empiricus informou não concordar com a punição e que vai recorrer.

A CVM está reformando a instrução que rege a atividade de análise no Brasil, conforme recente reportagem do Valor, justamente para coibir práticas consideradas excessivas e estender a punição para as empresas, não só para os analistas.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5185439/apimec-suspende-credenciamento-de-analistas-da-empiricus-por-30-dias.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!