Jornal do Comércio >> Tesouro: Brasil exercerá opção de compra do 5,875% Global 2019

O Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira, 9, que o Brasil exercerá a opção de compra do título Global 2019 com cupom de 5,875% no mercado externo. A intenção já havia sido anunciada em 13 de outubro.

O papel é denominado em dólar e pertence à carteira da Dívida Pública Federal Externa (DPFe). A recompra será feita em 14 de novembro, retirando integralmente do mercado o título, que foi emitido em janeiro de 2009. Os papéis serão resgatados ao preço de 104,73% de seu valor de face. O valor financeiro da operação é de US$ 1,818 bilhão. Em valor de face, o valor é de US$ 1,710 bilhão.

O Global 2019 foi um dos primeiros a contar com a opção embutida de compra, chamada de Make-Whole Call, que permite que o emissor recompre o título em qualquer data por um preço predefinido. Foi a primeira vez que o Brasil exerceu esse tipo de opção de recompra. Nesse caso, o valor é calculado com base no fluxo de pagamentos remanescentes, descontados por uma taxa de referência “Todos os títulos da República em dólares emitidos no mercado internacional passaram a contar com essa opção, uma vez que sua inclusão não resulta em custos adicionais à emissão, além de conferir flexibilidade ao emissor para gerenciar seus passivos”, explicou o Tesouro, em nota.

De acordo com o texto, a recompra de títulos emitidos há mais tempo e que já não representam adequadamente o crédito da República está em linha com as diretrizes do Plano Anual de Financiamento (PAF) e minimiza eventuais distorções na curva de juros e aumenta sua eficiência, dando referências de preços mais adequadas para as captações de empresas brasileiras no longo prazo. “Além disso, a operação reduz de forma relevante as maturações de curto prazo da DPFe, o que minimiza o risco de financiamento”, completa.

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-tesouro-brasil-exercera-opcao-de-compra-do-5875-global-2019.br_conteudo/2017/11/economia/595680-tesouro-brasil-exercera-opcao-de-compra-do-5-875-global-2019.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!