Jornal do Comércio >> Porto Alegre lidera procura por apartamentos compactos

A busca por imóveis cada vez mais compactos, de no máximo um dormitório, já é uma tendência nas grandes cidades do País. Um levantamento do portal ZAP, especialista no mercado imobiliário brasileiro, mostra Porto Alegre entre as quatro capitais do Brasil com maior demanda para compra de imóveis menores. Atrás da capital gaúcha (28%) estão Brasília (23%), Rio de Janeiro (17%) e São Paulo (16%).

A tendência, segundo a pesquisa, pode ser explicada pela mudança do perfil familiar dos brasileiros, como o tipo de família “casal sem filhos”, que ganha cada vez mais espaço. De acordo com o IBGE, esse recorte se tornou o segundo em participação entre a população brasileira, com 20% em 2014. O primeiro ainda são casais com filhos, mas houve redução na proporção: de 51%, em 2004, passou a 42,9% do total, em 2014.

Na avaliação do CEO do ZAP Eduardo Schaeffer, a mudança reflete um novo momento também para o mercado imobiliário, já que a busca pelos microapartamentos tende a crescer, junto com a preferência pela locação.

O portal ainda destaque que programas como o “Minha Casa Minha Vida” também estão impulsionando as buscas por imóveis compactos. “Com área privativa menor, os valores totais desses empreendimentos acabam se enquadrando no programa, oferecendo oportunidades para um número cada vez maior de pessoas”, pontua Schaeffer, em nota.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/economia/595978-porto-alegre-lidera-procura-por-apartamentos-compactos.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!