Jornal do Comércio >> Inadimplência atinge 59,3 milhões de brasileiros em outubro

O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores apresentou um leve aumento em outubro, após sete quedas consecutivas. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), houve alta de 0,20% na quantidade de inadimplentes em outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado.

Na comparação mensal, entre setembro e outubro, o indicador apresentou aumento de 0,5%. O SPC Brasil e a CNDL estimam que o Brasil encerrou outubro com aproximadamente 59,3 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 39% da população com idade entre 18 e 95 anos.

“A estimativa tem se mantido estável desde o início de 2016. Por um lado, as dificuldades do cenário recessivo fazem crescer o número de devedores; e, por outro, a maior restrição do crédito e a queda na propensão do consumo agem na direção contrária, limitando a tomada de crédito e o crescimento da inadimplência”, explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a tendência de estabilidade da estimativa deve se manter nos próximos meses. É na região Sudeste onde se concentra a maior quantidade de consumidores com contas em atraso, em termos absolutos: 24,34 milhões – número que responde por 37% do total de consumidores que residem nesses estados. A segunda região com maior número de devedores é a Nordeste, com 16,53 milhões de negativados, ou 41% da população. Em seguida, aparece o Sul, com 8,04 milhões de inadimplentes (36% da população adulta).

Em termos proporcionais, destaca-se o Norte, que, com 5,42 milhões de devedores, possui 46% de sua população adulta incluída nas listas de negativados, o maior percentual entre as regiões pesquisadas. O Centro-Oeste tem 5,01 milhões de inadimplentes, ou 43% da população.

 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-inadimplencia-atinge-593-milhoes-de-brasileiros-em-outubro.br_conteudo/2017/11/economia/596089-inadimplencia-atinge-59-3-milhoes-de-brasileiros-em-outubro.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!