Jornal do Comércio >> Economia brasileira vive período de desinflação e recuperação, diz Goldfajn

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou nesta sexta-feira, durante evento em São Paulo, que a “economia brasileira vive um período de desinflação e recuperação econômica, fruto da reorientação da política econômica ocorrida no ano passado e da determinação da política monetária”.

De acordo com o presidente do BC, “esse cenário de recuperação se dá em um ambiente de flexibilização monetária que tem levado à queda das taxas de juros reais, atualmente em valores próximos aos mínimos históricos”. Goldfajn afirmou que as taxas reais (descontada a inflação) se encontram hoje entre 2,5% e 3,0%.

“A taxa de juros real ex ante encontra-se abaixo da taxa estrutural, o que significa que há duas hipóteses à frente: uma, que a taxa de juros estrutural decline ao longo do tempo; outra, que o juro básico suba. Ou, ainda, uma combinação dessas hipóteses”, afirmou, retomando uma ideia contida em comunicados recentes da instituição.

“Nesse sentido, a fim de garantir que a tendência de queda das taxas de juros reais seja sustentável, é necessário continuar os esforços de reduzir a taxa de juros estrutural”, pontuou. “Para isso, temos que perseverar no caminho dos ajustes e das reformas.”

Goldfajn ressaltou que a continuidade dos ajustes e das reformas econômicas, em particular a reforma da Previdência, “é importante para o equilíbrio da economia, com consequências favoráveis para a desinflação, a queda da taxa de juros estrutural e a recuperação sustentável da economia brasileira”.

Goldfajn afirmou ainda que “o cenário internacional encontra-se benigno, mas não podemos contar com a perpetuação dessa situação”.

Segundo Goldfajn, o ambiente externo tem se mostrado favorável para as economias emergentes de maneira geral e para o Brasil em particular, “na medida em que a atividade econômica global vem se recuperando sem pressionar em demasia as condições financeiras nas economias avançadas”. “Isso contribui para manter o apetite ao risco em relação a economias emergentes”, disse.

Goldfajn participou de reunião plenária do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo.

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-economia-brasileira-vive-periodo-de-desinflacao-e-recuperacao-diz-goldfajn.br_conteudo/2017/11/economia/596847-economia-brasileira-vive-periodo-de-desinflacao-e-recuperacao-diz-goldfajn.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!