Jornal do Comércio >> Ibovespa sobe 1,28% em nova recuperação e termina semana com ganho de 1,76%

O Índice Bovespa teve nesta sexta-feira, 17, sua segunda alta consecutiva, favorecida principalmente pelo avanço das commodities e pelo ambiente em geral favorável a países emergentes. O índice terminou o dia com valorização de 1,28%, aos 73.437,27 pontos. Com isso, terminou a semana com ganho de 1,76%, depois de três semanas consecutivas de perdas. Os negócios do dia somaram R$ 7,8 bilhões.

A alta foi atribuída por operadores a um movimento essencialmente de recuperação de perdas recentes. Apesar da agenda fraca e da proximidade de uma semana mais tensa, profissionais do mercado mostraram-se mais otimistas ao constatar que o Ibovespa conseguiu transpor importantes resistências gráficas hoje. Segundo análise da corretora Itaú BBA, o índice rompeu o suporte dos 72.800 pontos. O indicador também testou a marca dos 73.500, uma vez que chegou até os 73.632 pontos na máxima intraday (+1,55%), antes de perder parte do fôlego.

“O cenário internacional mostra-se previsível, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Aqui, não vemos nenhum perigo na economia. O que deve continuar a gerar volatilidade na bolsa será mesmo o cenário político, que volta a se aquecer na próxima semana”, disse Alvaro Bandeira, economista da Modalmais Asset, sobre a esperada reforma ministerial e a apresentação da nova proposta de reforma da Previdência.

A alta dos preços do petróleo foi um dos principais destaques do dia. Depois de cinco dias de realização de lucros, os preços da commodity voltaram a subir após informações de que a Arábia Saudita apoiaria a extensão do acordo de corte na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). As ações da Petrobras tiveram ganhos de 1,04% (ON) e 1,33% (PN). Apesar da segunda alta consecutiva, os papéis da estatal não conseguiram anular o tombo registrado na terça-feira, quando tiveram perdas agressivas. Assim, terminaram a semana em queda de 5,76% e 4,19%, respectivamente.

Apoiada na alta do minério de ferro e outras moedas metálicas, Vale ON subiu 0,98%, com reflexos nas ações do setor de siderurgia, como CSN ON (+5,03%) e Gerdau PN (+2,83%). O setor financeiro subiu em bloco e foi fundamental para a valorização do Ibovespa. Bradesco ON foi o maior ganho, com 2,48%. Banco do Brasil ON avançou 1,68%. Todos os papéis de bancos terminaram a semana com alta superior a 2%.

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-ibovespa-sobe-128-em-nova-recuperacao-e-termina-semana-com-ganho-de-176.br_conteudo/2017/11/economia/596944-ibovespa-sobe-1-28-em-nova-recuperacao-e-termina-semana-com-ganho-de-1-76.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!