Jornal do Comércio >> Ipea: investimentos avançam 0,4% em setembro e fecham trimestre com alta de 1,4%

O indicador do Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou 0,4% em setembro ante agosto, acumulando no terceiro trimestre alta de 1,4%, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira. No ano, porém, os investimentos acumulam queda de 3,6%, puxada principalmente pelo baixo desempenho da construção civil.

A melhora registrada nos investimentos medidos pela FBCF está sendo puxada pelo consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), que evoluiu de uma queda de 0,5% em julho para altas de 1,8% e 3,4% em agosto e setembro, respectivamente. Já o outro componente da FBCF, a construção civil, caiu pelo segundo mês consecutivo, registrando perda de 0,2%, porém menor do que a observada no mês anterior (-1,4%).

Em relação a setembro do ano passado, os investimentos em setembro subiram 0,6%, puxados pelo Came, que registrou alta de 13,1% na mesma comparação. A construção civil, no entanto, registrou no mês passado queda de 3,2% em relação a setembro de 2016.

No terceiro trimestre, os investimentos caíram 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o Came subiu 8,2% e a construção civil registrou queda de 4,1% na mesma comparação. Nos últimos 12 meses, o índice caiu 4,1%.

De acordo com o Ipea, considerando todo o terceiro trimestre, o Came – obtido pela soma da produção doméstica e das importações, excluídas as exportações – foi destaque com crescimento de 3,3% sobre o trimestre anterior.

“Entre os componentes do Came, a produção interna de bens de capital líquida de exportações recuou 2,3% em setembro. Porém, o forte crescimento registrado pela importação de bens de capital (30,5%) ajudou a explicar seu bom resultado”, disse o Ipea em nota.

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-ipea-investimentos-avancam-04-em-setembro-e-fecham-trimestre-com-alta-de-14.br_conteudo/2017/11/economia/596861-ipea-investimentos-avancam-0-4-em-setembro-e-fecham-trimestre-com-alta-de-1-4.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!