Valor >> Plataformas de investimento apostam na Black Week para atrair clientes

SÃO PAULO  –  Plataformas de investimentos aderiram ao apelo do varejo na sua temporada de liquidações da “Black Week”, “Black Friday” ou até “Black November”. Ao invés de estimular o consumo, típico das campanhas do comércio físico e on-line, a ideia é capturar novos clientes e engordar o bolo de aplicações financeiras. Guide, Órama, Rico Sofisa Direto estão entre as instituições com promoções na rua.

Na “Black Week” da Guide, quem abrir a sua conta até o dia 27 e investir R$ 25 mil até 1 de dezembro ganha 10 mil milhas no programa de fidelidade Smiles.

É a primeira vez que o supermercado de investimentos embarca nesse tipo de promoção. Mais do que engrossar a captação, a intenção, segundo o sócio da plataforma Fernando Cardozo, é abrir contas. A expectativa é ter 3 mil novos clientes. Se as estimativas iniciais se confirmarem no valor mínimo serão pelo menos R$ 75 milhões.

Na Órama, que teve a primeira iniciativa do gênero na “Black Friday” de 2014, neste mês acatará aplicações a partir de R$ 100 em fundos de ações, multimercados e Previdência distribuídos pela casa.

Na ação pioneira, a plataforma ofereceu títulos de renda fixa com taxas promocionais, dando acesso aos aplicadores com um valor mínimo diferenciado.

Agora, a ideia é que o investidor faça uma espécie de “test drive” com os fundos, escreve o executivo-chefe da Órama, Habib Nascif no blog da plataforma. “Mais do que um estímulo aos investimentos, a nossa ‘Black November’ é também um incentivo à educação financeira.”

No Sofisa Direto, braço de distribuição on-line do Banco Sofisa, a oferta promocional vai de terça-feira (21) até sexta-feira (24), com a emissão de Certificados de Depósitos Bancários (CDB) com impressionante retorno de até 1000% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, o juro interbancário).

Pelas informações do hot site da campanha, essa taxa mais alta vale, porém, apenas para os dois primeiros clientes que fizerem a aplicação. Do terceiro ao quinto investidor, a remuneração cai para 500% do CDI; do sexto ao décimo, para 200% do CDI. Do 21º cliente ao 70º, o retorno será de 120% do referencial. O valor de aplicação é de até R$ 10 mil e o prazo de investimento de três ou seis meses.

Na Rico, corretora controlada pela XP Investimentos, a campanha inclui títulos de renda fixa de financeiras como Agiplan e Pernambucanas ou o CDB do Banco Original, com taxas que variam de 123% a 98% do CDI. Alguns fundos da grade da XP vão receber investimentos a partir de R$ 1 mil. E no seu robô Alkanza, a Rico vai isentar o aplicador de taxa de administração por 12 meses.

Entre as corretoras ligadas a grandes bancos de varejo, também é possível encontrar promoções. O Santander, por exemplo, vai oferecer desconto de 50% na taxa de corretagem para ações e outros investimentos de renda variável, com a ordem saindo por R$ 5,00 mais 0,125%.

O fundo Yield Premium DI, que tem taxa de administração de 0,6% ao ano, e normalmente está na grade do público de alta renda, com investimentos a partir de R$ 100 mil, vai acatar aplicações a partir de R$ 1 mil. Na Previdência, o Santander vai isentar o investidor da taxa de carregamento e vai aceitar valor inicial de R$ 10,5 mil, dos R$ 15 mil usuais.

No CDB Progressivo, o banco espanhol está pagando retorno equivalente a 100% do CDI, tendo cortado o valor inicial de R$ 10 mil para R$ 5 mil. O Santander também colocou na grade uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI) para aplicação mínima de R$ 30 mil pagando 89,5% do CDI.

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5199599/plataformas-de-investimento-apostam-na-black-week-para-atrair-clientes.

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