Jornal do Comércio >> Governo cria ‘pré-cadastro virtual’ para melhorar emissão da carteira de trabalho

O Ministério do Trabalho criou o “Pré-Cadastro” da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ferramenta que, segundo o governo, dará mais celeridade no atendimento ao solicitante do documento.

Os procedimentos para a utilização do “Pré-Cadastro” estão publicados em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21). A medida faz parte de um pacote com quatro ações que será lançado pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Denominado Plataforma Digital do Programa Emprega Brasil, o pacote inclui Carteira de trabalho Digital, Sine Fácil 2.0, Seguro-Desemprego Web e Escola do Trabalhador.

Segundo a portaria, o “Pré-Cadastro” será acessado diretamente pelo interessado, por meio de ferramentas oficiais disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho. O protocolo do “Pré-Cadastro” será cancelado após 30 dias de sua inscrição, caso o interessado não compareça a um posto de atendimento de CTPS.

O texto adverte que permanece obrigatório o cumprimento das normas já estabelecidas na legislação aplicada à emissão da CTPS e que a realização do “Pré-Cadastro” não garante a emissão da carteira, que ficará condicionada à validação dos dados presencialmente nos postos de atendimento, e posteriormente junto às bases governamentais que já possuem verificações preestabelecidas.

O ato publicado no DOU não define uma data para o início do funcionamento do novo sistema, apenas informa que “esta portaria entra em vigor na data de lançamento das ferramentas de Pré-cadastro”.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/economia/597359-governo-cria-pre-cadastro-virtual-para-melhorar-emissao-da-carteira-de-trabalho.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!