Jornal do Comércio >> Política alemã preocupa, mas euro fraco sustenta ganhos das bolsas europeias

As bolsas europeias buscam direção nesta manhã (21), influenciadas ainda por preocupações com a situação política na Alemanha, após o fracasso no fim de semana de conversas para a formação de um novo governo de coalizão, mas também sustentadas pela consequente fraqueza do euro.

No domingo (19), o Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) abandonou o diálogo sobre a formação de uma coalizão governista com a aliança conservadora da chanceler Angela Merkel e com os verdes, de centro-esquerda. Em setembro, o grupo de Merkel venceu as eleições gerais, mas sem conquistar maioria parlamentar.

Ontem (20), Merkel disse preferir enfrentar novas eleições a liderar um governo minoritário. Antes dela, porém, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que tem a prerrogativa de convocar uma nova votação, declarou que os partidos país devem aos eleitores uma nova tentativa de formar um governo.

A indefinição na Alemanha continua pesando no euro, que atingiu mínimas do dia agora há pouco, revertendo ganhos de mais cedo.

Não há indicadores relevantes na Europa hoje, mas Benoît Coeuré, integrante do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), discursa durante evento da instituição em Frankfurt, às 13h (de Brasília), e a Dinamarca realiza eleições regionais, que podem marcar a ascensão da direita mais conservadora.

Às 8h (de Brasília), o viés nos mercados acionários europeus era positivo, em meio à desvalorização do euro. A bolsa de Frankfurt subia 0,16%, a de Paris avançava 0,18% e a de Londres tinha alta marginal de 0,07%. Madri e Milão, por sua vez, ganhavam 0,17% e 0,37%, respectivamente. Exceção, Lisboa caía 0,22%. No mercado cambial, o euro recuava a US$ 1,1728, mas a libra se fortalecia levemente, a US$ 1,3238. 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-politica-alema-preocupa-mas-euro-fraco-sustenta-ganhos-das-bolsas-europeias.br_conteudo/2017/11/economia/597315-politica-alema-preocupa-mas-euro-fraco-sustenta-ganhos-das-bolsas-europeias.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!