Jornal do Comércio >> Consulado dos EUA reduz etapas para o visto

O consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre começará a atuar, no dia 1 de dezembro, com um novo e reduzido processo para concessão de vistos na Capital, inédito no País. A Capital será a primeira a permitir que solicitantes ao visto façam diretamente no local, e em um único dia entrevistas, apresentação de documentos e coleta de digitais. Atualmente, o processo segue dividido em duas etapas, entre o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (o Casv, na avenida Carlos Gomes, 1.501) e a sede do governo norte-americano na Capital (avenida Assis Brasil, 1.889). O modelo atual acaba exigindo, na maioria das vezes, que o interessado faça o processo em dias diferentes. Por enquanto, não há data prevista para início do novo sistema de atendimento em outros consulados do País.

“Essa mudança reforça o compromisso do governo norte-americano em facilitar os vistos para os gaúchos. Como dissemos na inauguração, queremos que o consulado dos EUA de Porto Alegre seja o consulado campeão de atendimentos”, ressaltou a cônsul-geral dos EUA na cidade, Julia Harlan.

De acordo com o cônsul John Jacobs, responsável pela área de relações públicas do governo norte-americano na cidade, a ideia é dar mais agilidade ao processo e permitir a quem mora no Interior ou em outro estado (como Santa Catarina) agendar o serviço e retornar a sua cidade no mesmo dia. Jacobs ainda anunciou ontem que, para facilitar esse processo na capital gaúcha, também está transferindo o Casv da avenida Carlos Gomes, no bairro Auxiliadora, para próximo do consulado, no bairro Passo D’Areia.

Ontem, a equipe diplomática norte-americana anunciou, ainda, que promoverá, no dia 9 março, na Capital, a conferência SelectUSA 2018. O evento é organizado pelo Departamento de Comércio dos EUA e reunirá agências de fomento, especialistas norte-americanos e empresas gaúchas que querem expandir seus negócios ou investir nos Estados Unidos. “Ainda não temos uma data certa para abrir a seleção de empresas, mas divulgaremos mais próximo do evento. Podem participar empresas de qualquer setor. Há dois anos, quando ainda não havia o consulado, o evento reuniu cerca de 50 empresas em Porto Alegre, com esse mesmo objetivo”, explicou Jacobs.

Fonte Oficial: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/economia/597496-consulado-dos-eua-reduz-etapas-para-o-visto.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!