Jornal do Comércio >> Reclamações contra operadoras recuam 5,7%

O número de reclamações feitas em outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 5,7% em relação ao mesmo mês de 2016. No mês passado, foram registradas 277,6 mil reclamações de usuários contra prestadoras dos serviços de banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e de TV por assinatura, redução de 16,9 mil queixas (-5,7%).

A telefonia móvel apresentou redução de 16,8 mil reclamações (-11,3%), seguida da telefonia fixa, com menos 2,4 mil queixas, e TV por assinatura, com diminuição de 200 reclamações (-0,7%). O único serviço de telecomunicações que apresentou crescimento nas reclamações dos usuários foi o de banda larga fixa, aumento de 2 mil reclamações ( 4,8%).

Nas telefonias móvel e fixa, todos os grupos acompanhados individualmente pela Anatel apresentaram redução nas reclamações em outubro, quando comparado com outubro de 2016. Na telefonia móvel, a Vivo apresentou queda de 9,6 mil queixas (-24,7%); a Claro, redução de 2,4 mil (-8,4%); a Tim, menos 2 mil (-3,9%); e a Oi, diminuição de 900 reclamações (0,9%).

Na telefonia fixa, a Vivo também apresentou destaque na redução do volume de queixas, com 1,6 mil reclamações (-8,1%), seguida da Oi, com menos 800 queixas (-2,1%), e da NET, com menos 400 reclamações (-4,1%).

Na TV por assinatura, nos grupos acompanhados individualmente pela Anatel, apenas a Oi, com menos 700 reclamações (-15,4%), apresentou redução em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. Destaque-se que o aumento de 300 queixas relativas ao Grupo NET/Claro ( 1,8%) foi puxado pela NET, com mais 1,9 mil reclamações (16,6%). A Claro registrou menos 1,6 mil reclamações (-27,3%), enquanto a Vivo registrou aumento de 200 reclamações (9%), e a SKY, aumento de 100 reclamações (0,2%).

Já o crescimento de reclamações na banda larga fixa foi puxado pela NET, com 1,6 mil queixas ( 15,5%). A Vivo registrou menos 700 reclamações (-5,3%), e a Oi, menos 500 reclamações (-2,7%).

Na telefonia móvel pós-paga, o maior conjunto de queixas foi relativo à cobrança (49,2%), seguido por ofertas e promoções (9,6%), e qualidade, funcionamento e reparo (9,2%).

 

Fonte Oficial: https://worldcambio.com.br/wp-content/uploads/2017/11/jornal-do-comercio-reclamacoes-contra-operadoras-recuam-57.br_conteudo/2017/11/economia/597745-reclamacoes-contra-operadoras-recuam-5-7.html.

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