Valor >> BC da Colômbia reduz taxa de juros para 4,75% ao ano

BOGOTÁ  –  O Banco da República, banco central da Colômbia, reduziu, nesta sexta-feira (24), a taxa básica de juros em 25 pontos base, para 4,75% ao ano. Além disso, a entidade decidiu alterar a frequência de algumas de suas reuniões.

De acordo com a declaração do banco central, a ideia é continuar dando estímulos à economia nacional, depois que resultados apontaram crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano.

No primeiro e segundo trimestres de 2017, a variação no PIB foi de 1,3% e 1,2%, respectivamente, de acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane).

O conselho de administração do Banco da República informou que continuará reunindo-se 12 vezes por ano, mas que, em princípio, deliberará sobre o nível da taxa básica de juros em apenas oito dessas reuniões.

“Em todas as reuniões, o conselho continuará considerando as outras questões de sua competência”, afirmou a entidade.

As reuniões de decisão sobre a taxa básica de juros serão realizadas nos meses de janeiro, março, abril, junho, julho, setembro, outubro e dezembro de cada ano.

A justificativa para a mudança é seguir melhores práticas internacionais e aperfeiçoar o processo de preparação para a tomada de decisões de política monetária, aumentando a quantidade de informações e tempo disponível para análise.

*La República faz parte da Red Iberoamericana de Periodismo Económico (RIPE).

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/internacional/5206005/bc-da-colombia-reduz-taxa-de-juros-para-475-ao-ano.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!