Valor >> Com emergentes pressionados, dólar e juros futuros operam em alta

SÃO PAULO  –  O dólar volta a subir no começo da sessão desta sexta-feira, após sequência de cinco baixas consecutivas. A direção do câmbio doméstico é a mesma de outras moedas emergentes, que operam hoje pressionadas ante o dólar.

O desempenho do real está entre os cinco piores do dia na lista das principais divisas globais. O destaque negativo é o rand da África do Sul, cujos mercados financeiros trabalham sob preocupação de rebaixamento de rating pelas agências Moody’s e S&P. Ontem, a Fitch manteve a nota soberana em “BB+”, com perspectiva estável.

Por volta das 9h37, o dólar comercial subia 0,30%, cotado a R$ 3,2325. A semana, por outro lado, foi de queda da moeda americana. No Brasil, a perda é de cerca de 0,85% no período em questão.

Em boa parte, o movimento dos últimos dias foi justificado por alertas do Federal Reserve (Fed, banco central americano) com a baixa inflação no país, o que deve conduzir a um aperto monetário apenas gradual. O dólar cai 1,30% ante o peso mexicano e 1% ante o rublo na semana, apesar dos avanços moderados hoje.

Na cena brasileira, as atenções ainda se voltam para reforma da Previdência. Ontem, o comportamento dos ativos refletiu algum desconforto com sinais de resistência parlamentar em apoiar o governo. No entanto, a chance de votação da proposta na Câmara no começo de dezembro evitou o desânimo, mantendo viva a esperança de avanço da medida.

Nesta manhã, os juros futuros também operavam em alta. O DI janeiro/2021 avança a 9,260% (de 9,180% no ajuste anterior), em linha com a direção do dólar. Se o nível for mantido até o fim do dia, a taxa acumulará a terceira queda semanal consecutiva.

Entre vencimentos mais longos, o DI janeiro/2023 subia a 10,070% (de 9,980% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2025, a 10,430% (de 10,340% no ajuste anterior).

Fonte Oficial: http://www.valor.com.br/financas/5205033/com-emergentes-pressionados-dolar-e-juros-futuros-operam-em-alta.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!