BC aperfeiçoa compensação de cheques e prazo cai para 1 dia útil – Valor

BRASÍLIA  –  O Banco Central (BC) alterou a sistemática de compensação de cheques, que agora acontecerá em um dia útil para todos os valores, inclusive para cheques abaixo de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A modificação consta da Circular 3.859, publicada nesta segunda-feira.

Em nota, o BC explica que a unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema. “As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário”, diz a instituição.

Ainda de acordo com BC, com a redução da quantidade de cheques e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais do que uma sessão de compensação deixou de se justificar.

Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados pela Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) caiu de 170 milhões para 42 milhões ao mês, destaca a autoridade monetária.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!