Evento debate o futuro do profissional de TI – Jornal do Comércio

O Grupo de Gestores da Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha (GTISerra) reuniu, neste mês, em evento realizado em Bento Gonçalves, cerca de 60 Chief Information Officer (CIOs), empresários e empreendedores para debater o mercado e o futuro do profissional da Tecnologia da Informação (TI). O terceiro workshop do GTISerra foi realizado no Dall’Onder Grande Hotel e teve, entre os focos, os negócios digitais e a indústria 4.0, incluindo questões de automação, eficiência energética, integração da cadeia produtiva, business intelligence, Internet das Coisas e inteligência artificial.

Já presente em empresas tradicionais da região serrana, a indústria 4.0 foi tema de palestras que destacaram benefícios como aumento da produção, redução de custos, mudanças tecnológicas e estruturação dos negócios. Apesar do foco na atualidade e no futuro, o contexto histórico também teve espaço no evento, que mostrou o avanço do setor desde os primeiros grandes data center (quando ainda nem existiam os termos “nuvem” e “mobilidade”) ao trabalho de infraestrutura e gestão interna nas empresas dentro desses novos conceitos e ferramentas.

Com esse conjunto de mudanças, o profissional de TI passou a trabalhar e entender os negócios a partir de novas perspectivas. Uma delas, sobre o tempo de um novo negócio e a composição das empresas. Se, antes, um novo empreendimento demandava alto tempo entre o projeto, concretização e operação, hoje, o início pode ser de dia para o outro graças à tecnologia e a espaços já criados com toda a infraestrutura necessária, como os coworkings. “A tecnologia está transformando o papel do gestor de TI, que é ser o facilitador dessa transformação”, diz Daniel Westerlund, presidente da recém-criada Associação da Tecnologia da Informação (ATI) e um dos fundadores do GTISerra.

 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!