Cheques serão compensados em até um dia útil – Jornal do Comércio

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de menos de R$ 300,00, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular nº 3.859, divulgada ontem pelo Banco Central (BC). Os bancos e a Compe (Centralizadora da Compensação de Cheques) terão 180 dias para se adequar.

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de ser necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

“A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema, em linha com a agenda BC (medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente). As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os instrumentos de pagamentos”, informou o banco.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!